05
jul
10

Terminologia para leigos e profissionais de saúde

Então tá, você recebeu uma tradução médica, mas quem é seu público-alvo? A terminologia e o registro são completamente diferentes, dependendo de quem vai ler o texto. Pensar no público-alvo é uma necessidade que deveria permear o cotidiano de qualquer tradutor, mas eu vou falar rapidinho aqui da tradução de medicina. Esse tema dá pano pra manga, e devo voltar a ele de tempos em tempos, este post é só um aperitivo.

É um manual? Pra quem, para um técnico de radiografia ou para o paciente com diabetes que tem que usar um monitor de glicose? É uma bula? Pra quem, para a mãe que dar o remédio para o filho ou para o anestesista em sala de cirurgia? E o questionário, quem vai responder? Os pesquisadores ou os pacientes?

Outro dia revisei uma tradução em que a pessoa falou de cefaleia num texto para pacientes. Se você não é da área médica, você sabe que treco é esse, sem olhar no dicionário? Uma simples dor de cabeça. Por outro lado, revisei outro texto, para profissionais de saúde, em que o tradutor disse que o paciente “consumia benzodiazepínicos fortes”. Paciente não “consome” remédio e o remédio não é forte, é potente, oras!

Anúncios

2 Responses to “Terminologia para leigos e profissionais de saúde”


  1. 1 Min
    5 de julho de 2010 às 10:31 pm

    Muito bom, Juliana! Você tocou num ponto importantíssimo em traduções médicas – precisamos adequar o discurso, ter atenção ao registro e pensar sempre no público-alvo de cada texto. Já tive uma tradução de enfermagem que, se não tivesse “localizado” tudo, teria ficado um non-sense absoluto para o profissional de enfermagem no Brasil. Deu um pouco de trabalho, mas o resultado ficou ótimo e o cliente agradeceu muito a iniciativa.
    Parabéns pelo blog!
    Um beijo
    Min


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Anúncios

%d blogueiros gostam disto: